Avaliação pré-participação - Você sabe o que é?


🔹A avaliação pré-participação consiste em uma avaliação médica antes do início de atividades físico-esportivas e periodicamente com a sua manutenção com o objetivo de detectar precocemente doenças causadoras de morte súbita cardíaca e prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Também pode ser realizada para a correta prescrição de exercício em não profissionais.

🔹Deve abranger toda a população de esportistas e atletas que praticam exercícios regularmente.

🔹Uma boa anamnese é fundamental, buscando identificar fatores de risco, sinais e sintomas sugestivos de doenças (cardiovasculares, pulmonares, matabólicas ou de sistema locomotor), além de procurar detalhar a história de doenças familiares.

🔸 Eletrocardiograma de repouso está sempre indicado.

🔸Teste ergométrico deve ser indicado em esportistas e atletas antes do início de atividades de alta intensidade ou a qualquer momento na ocorrência de sintomas (dor ou desconforto torácico, cansaço, “falta de ar”, palpitações, síncope ou pré-síncope relacionada ao exercício ou elevação da pressão arterial em repouso). Pode ser utilizado também para avaliar a aptidão cardiorrespiratória na evolução do treinamento.

🔸O teste cardiopulmonar, ao acrescentar a medida e análise de gases expirados, permite realizar com mais precisão a avaliação de capacidade aeróbica e prescrição de exercícios.

🔸Ecocardiograma não está indicado rotineiramente nos indivíduos assintomáticos.


🖊Fonte: Atualização da Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte - 2019

86 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Nosso espaço

Nosso espaço

Teste Cardiopulmonar

Teste Cardiopulmonar

Ergoespirometria

Cardiologia

Cardiologia

Reabilitação Pulmonar

Reabilitação Pulmonar

Fisioterapia Cardiovascular

Fisioterapia Cardiovascular

Termografia Clínica Funcional

Termografia Clínica Funcional

Exame moderno, sem irradiação, sem contato e sem contra indicação. Analisa respostas metabólicas para identificação de lesões, alterações patológicas, sobrecarga mecânicas e muito mais.