Avaliação pré-participação - Você sabe o que é?


🔹A avaliação pré-participação consiste em uma avaliação médica antes do início de atividades físico-esportivas e periodicamente com a sua manutenção com o objetivo de detectar precocemente doenças causadoras de morte súbita cardíaca e prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Também pode ser realizada para a correta prescrição de exercício em não profissionais.

🔹Deve abranger toda a população de esportistas e atletas que praticam exercícios regularmente.

🔹Uma boa anamnese é fundamental, buscando identificar fatores de risco, sinais e sintomas sugestivos de doenças (cardiovasculares, pulmonares, matabólicas ou de sistema locomotor), além de procurar detalhar a história de doenças familiares.

🔸 Eletrocardiograma de repouso está sempre indicado.

🔸Teste ergométrico deve ser indicado em esportistas e atletas antes do início de atividades de alta intensidade ou a qualquer momento na ocorrência de sintomas (dor ou desconforto torácico, cansaço, “falta de ar”, palpitações, síncope ou pré-síncope relacionada ao exercício ou elevação da pressão arterial em repouso). Pode ser utilizado também para avaliar a aptidão cardiorrespiratória na evolução do treinamento.

🔸O teste cardiopulmonar, ao acrescentar a medida e análise de gases expirados, permite realizar com mais precisão a avaliação de capacidade aeróbica e prescrição de exercícios.

🔸Ecocardiograma não está indicado rotineiramente nos indivíduos assintomáticos.


🖊Fonte: Atualização da Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte - 2019

40 visualizações