Alongamento antes da corrida, como fazer.

Atualizado: Jul 29

Fazer alongamentos antes e depois de correr é bom?


Estudos mostram que o ALONGAMENTO antes ou depois da corrida não ajuda na prevenção de lesão muscular. Essa afirmação não é totalmente verdadeira. O alongamento propriamente dito como uma ação de ganho de flexibilidade deve ser realizada isoladamente da atividade física e consiste em estirar a musculatura ao seu máximo afastando suas fibras e ganhando arco de movimento. O músculo é formado por proteínas e a contração muscular ocorre basicamente pelo deslizamento de duas proteínas, actina e miosina; quando forçamos o alongamento o contato da actina e miosina diminuem podendo levar a lesão.



É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA o aquecimento adequando no pré-treino ou corrida. No aquecimento podemos incluir alguns tipos de alongamentos, mas esses não devem ter o objetivo de ganho de flexibilidade e nem de arco de movimento, devem ser leves para estiramento discreto da fibra muscular com objetivo de prepara-la para uma contração mais forte. Podemos incluir simulação, com intensidade menor, dos movimentos do gestual que iremos realizar.



E gosto sempre de lembrar, CUIDADO com alongamento do quadríceps, musculatura anterior da coxa - não force a flexão de joelho porque com isso você estará forçando a patela contra o fêmur e ajudando o desgaste da cartilagem patelar. Existem outras formas mais seguras de alongar o quadríceps. Para uma melhor orientação procure seu fisioterapeuta, ou entre em contato conosco e marque uma consulta!


- Autor: Dr. Leonardo Alves - Fisioterapeuta -


180 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Nosso espaço

Nosso espaço

Teste Cardiopulmonar

Teste Cardiopulmonar

Ergoespirometria

Cardiologia

Cardiologia

Reabilitação Pulmonar

Reabilitação Pulmonar

Fisioterapia Cardiovascular

Fisioterapia Cardiovascular

Termografia Clínica Funcional

Termografia Clínica Funcional

Exame moderno, sem irradiação, sem contato e sem contra indicação. Analisa respostas metabólicas para identificação de lesões, alterações patológicas, sobrecarga mecânicas e muito mais.