Fazer alongamentos antes e depois de correr é bom?
Estudos mostram que o ALONGAMENTO antes ou depois da corrida não ajuda na prevenção de lesão muscular. Essa afirmação não é totalmente verdadeira. O alongamento propriamente dito como uma ação de ganho de flexibilidade deve ser realizada isoladamente da atividade física e consiste em estirar a musculatura ao seu máximo afastando suas fibras e ganhando arco de movimento. O músculo é formado por proteínas e a contração muscular ocorre basicamente pelo deslizamento de duas proteínas, actina e miosina; quando forçamos o alongamento o contato da actina e miosina diminuem podendo levar a lesão.
É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA o aquecimento adequando no pré-treino ou corrida. No aquecimento podemos incluir alguns tipos de alongamentos, mas esses não devem ter o objetivo de ganho de flexibilidade e nem de arco de movimento, devem ser leves para estiramento discreto da fibra muscular com objetivo de prepara-la para uma contração mais forte. Podemos incluir simulação, com intensidade menor, dos movimentos do gestual que iremos realizar.
E gosto sempre de lembrar, CUIDADO com alongamento do quadríceps, musculatura anterior da coxa - não force a flexão de joelho porque com isso você estará forçando a patela contra o fêmur e ajudando o desgaste da cartilagem patelar. Existem outras formas mais seguras de alongar o quadríceps. Para uma melhor orientação procure seu fisioterapeuta, ou entre em contato conosco e marque uma consulta!
- Autor: Dr. Leonardo Alves - Fisioterapeuta -
Comments